Docente responsável: Mônica Pilz Borba
Horário: 19h às 22h às quartas-feiras, e das 10h às 14h aos sábados
Carga horária total: 39h, sendo 9 aulas as 4as feiras (27h) e 3 aulas aos sábados (12h)
Datas de realização da formação:
 – Agosto: 9, 16, 23, 26 (sábado) e 30;
– Setembro 13, 16 (sábado), 27;
– Outubro 4, 18, 21 (sábado) e 25.

Local do curso: Rua Catão, 1173 – Lapa

Descritivo do curso

O curso Educação para a Sustentabilidade contribui para ampliar a consciência socioambiental, despertando para a importância do conhecimento dos ciclos da natureza e da mudança de hábitos de consumo e descarte, além de dar suporte aos participantes na elaboração de projetos em Educação Ambiental e Sustentabilidade em escolas, empresas, ONGs, parques e comunidades.

Entende-se que para promover os conceitos e práticas de sustentabilidade a Educação Ambiental tem como base desenvolver os processos contínuos e permanentes de aprendizagem firmada no ambiente, por meio da utilização de metodologias participativas e interdisciplinares para a ação reflexiva e crítica, e a construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências, visando ao exercício da cidadania na melhoria da qualidade de vida, no controle social sobre as políticas públicas, fortalecendo uma relação respeitosa e sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra e por ela é constituído, criando a partir disso uma ética para a preservação do meio ambiente e contribuindo para uma gestão local integrada.

A Educação Ambiental é fundamental para a sua formação pessoal e profissional nos dias atuais, pois valoriza a nossa conexão com a natureza (seus ciclos e processos colaborativos) e entre nós mesmos. O curso tem como base o uso de metodologias participativas que permitem compreender melhor a relação entre a teoria e a prática e estimulam a construção coletiva de alternativas inovadoras.

Cada participante terá como desafio elaborar um projeto de EA e transformar atitudes pessoais ou junto à comunidade que convive e apresentar ao final da formação.

Objetivos

► Ampliar a consciência socioambiental, por meio do conhecimento e
práticas de sustentabilidade.

► Conhecer os ciclos da natureza e promover práticas de
sustentabilidade baseadas nestes princípios.

► Conhecer as políticas públicas nacionais ligadas a sustentabilidade
tais como: Educação Ambiental, Resíduos, Água, Biodiversidade, Segurança
Alimentar e Mudanças Climáticas, para apoiar a construção de Sociedades
Sustentáveis.

► Orientar como elaborar projetos de educação ambiental, com foco na
mudança de comportamento e desenvolvê-lo.

Conteúdos

Educação Ambiental e Sustentabilidade

► Documentos de base da EA: Carta da Terra; Tratado de EA e Sociedades Sustentáveis de Responsabilidade Global; Agenda 21

► Política de Educação Ambiental de âmbito nacional, estadual e no Município de SP e o Programa Escolas Sustentáveis e COM-vidas (MEC e MMA)

► O desafio dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o cenário das Mudanças Climáticas – a COP 21 e suas perspectivas

► Pegada Ecológica

► Como elaborar projetos inovadores e transformadores em Educação Ambiental e Sustentabilidade utilizando a flor da Permacultura

Espécies e Ecossistemas

► A situação da Biodiversidade no mundo.

► Conhecendo os biomas brasileiros e o SNUC – Sistema Nacional de Unidades de Conservação

► Atividades de integração com a natureza – valorizando a fauna e flora brasileiras e sua complexidade

Água e Saneamento

► Crise hídrica ou crise humana?

► Política Nacional de Recursos Hídricos e de Saneamento Básico.

► Jogo das Bacias Hidrográficas do Estado de São Paulo.

► O impacto da mineração nas bacias hidrográficas.

► Como cuidar da água em nosso dia a dia – Propostas simples e inovadoras.

Consumo, descarte sustentável e Segurança Alimentar

► Consumo e descarte – paradigmas da modernidade.

► Política Nacional de Resíduos Sólidos e atividades práticas.

► Economia circular – alternativa para transformação do pensamento linear em cíclico.

► Segurança Alimentar e consumo de orgânicos.

Metodologia de trabalho

As aulas que acontecem durante a semana trazem conceitos e promovem diálogos por meio de filmes, palestras, dinâmicas de integração e jogos. Nas aulas são apresentadas as publicações das indicações bibliográficas a cada aula, para que os alunos possam conhecer.

As aulas aos sábados visam proporcionar visitas a locais de interesse comum dos temas do curso, e do grupo, e temos as seguintes possibilidades de escolha: jardim botânico com atividades de integração com a Natureza, escola pública com práticas de sustentabilidade, feira orgânica no parque da Água Branca, centro de compostagem e/ou centro de triagem mecanizada ou cooperativa de resíduos secos.

Lanche no curso

Haverá um breve intervalo para lanche coletivo durante as aulas. Pedimos que os alunos (as) tragam lanches saudáveis, evitando alimentos industrializados. Oferecemos canecas, água mineral, chá e café.

Anúncios